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Tudo sobre o Corona Vírus

O que é coronavírus?


Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade.Ela causa uma infecção pulmonar. Nos casos mais leves, porém, parece um resfriado comum ou uma gripe leve. 


Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.


A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


Período de incubação do coronavírus


Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.


Como o coronavírus é transmitido?


A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio

Gotículas de saliva

Espirro

Tosse

Catarro

Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.


Quais são os sintomas do coronavírus?


Os sintomas mais comuns são: 

Febre E

Tosse OU

Dificuldade para respirar

Entre outros sintomas gripais

Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.


Como se proteger


Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.


Adianta tomar vacina contra a gripe?


Não, mas evita que a pessoa tenha outros tipos de doenças respiratórias. Busque orientação de como vacinar em segurança. Em caso de fila, mantenha uma distância de, pelo menos, 2 metros dos demais, principalmente os idosos.


Informe-se se na sua cidade haverá uma estratégia de vacinação diferenciada.


Quem corre mais risco?


Pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Esse público não deve viajar nem frequentar cinemas, shopping, shows e outros locais com aglomerações.


A orientação é FICAR EM CASA.


Caso utilize medicamento de uso contínuo, entre em contato com seu médico ou peça para algum familiar ir até o posto de saúde para buscar uma receita com validade ampliada, principalmente no período de outono e inverno. Isso reduz o trânsito desnecessário nos postos de saúde e farmácias.


Ligue 136 ou entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade.


Já existe tratamento contra o coronavírus (COVID-19)?


Não. Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto.


Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?


Acesse aqui a lista de hospitais e postos de saúde que prestam atendimento em seu estado/município.


Quais os Laboratórios de referência para o Coronavírus?


Todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional, são eles:


1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) OU


2. Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará OU


3. Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.


Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (REDE CIEVS). Os mesmos devem encaminhar alíquota da amostra para o Banco Nacional de Amostras de Coronavírus, para investigação do perfil viral do Coronavírus no território nacional, por meio de um dos três laboratórios nacionais acima.


Quando devo usar máscara?


Use máscara se estiver tossindo ou espirrando para evitar transmitir vírus para outras pessoas.


Para pessoas saudáveis, use máscara somente se estiver cuidando de uma pessoa com doenças respiratórias.


As máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente as mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%.


Após usar a máscara, descarte-a em local adequado e lave as mãos.


Em todas as situações recomendadas, utilize a máscara do tipo cirúrgico. A máscara N95 é de uso dos profissionais de saúde e é fundamental para sua proteção. Há risco de faltar, caso a população compre também


Vou viajar para um local com casos de coronavírus (COVID-19). O que faço?


Avalie a necessidade real da viagem e adie, se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.


Voltei de viagem internacional. O que faço?


Recomenda-se isolamento domiciliar voluntário por 7 dias após o desembarque, mesmo que não tenha apresentado os sintomas.


Reforce os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão. Caso apresente sintomas de gripe, siga as orientações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar.


Voltei de viagem doméstica. O que faço?


Recomenda-se isolamento domiciliar voluntário por 7 dias após o desembarque, mesmo que não tenha apresentado os sintomas.


Reforce os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão.


Caso apresente sintomas de gripe, siga as orientações do Ministério da Saúde para isolamento domiciliar.


Estou com sintomas de gripe. O que devo fazer?


Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar.

Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.


Há um caso de coronavírus confirmado na minha casa. Como fazer o isolamento domiciliar?


Pessoas com diagnóstico confirmado de coronavírus precisam ficar em isolamento domiciliar. Veja como proteger sua família:

A distância mínima entre o paciente e os demais moradores é de 1 metro.

No quarto usado para o isolamento, mantenha as janelas abertas para circulação do ar, a porta fechada durante todo o isolamento e limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

Atenção! Em casas com apenas um quarto, os demais moradores devem dormir na sala, longe do paciente infectado.


Itens que precisam ser separados:


O lixo produzido pelo paciente contaminado precisa ser separado e descartado.

Toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos usados pelo paciente.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados.

Os móveis da casa precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

Condutas para a pessoa contaminada:


Utilize máscara o tempo todo.


Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.


Condutas de todos os moradores:


Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.

Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.


Há riscos maiores para grávidas?


Ainda não existem dados específicos, mas elas passam por mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis.


Posso frequentar estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas?


Não é recomendado, principalmente para quem tem mais de 60 anos, alguma doença crônica ou sintomas de doenças respiratórias.

Os organizadores ou responsáveis por eventos de grande massa devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Não sendo possível, os organizadores devem cumprir os requisitos previstos na Portaria n.º 1.139, de 10 de junho de 2013.


Tenho uma empresa. O que devo fazer?


Disponibilize locais para lavar as mãos com frequência, dispenser com álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

Amplie a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Incentive a realização de reuniões virtuais, cancele viagens não essenciais e, se possível, faça um rodízio com os funcionários e permita o trabalho remoto (home office).

Adote horários alternativos para entrada dos funcionários e faça escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local.

Funcionários doentes devem ficar em casa. Facilite a comprovação do atestado, evitando que eles compareçam à empresa.

Caso necessite de material de orientação para prevenção do vírus, acesse saude.gov.br/coronavirus


Quais as orientações para as instituições de ensino?


Planeje antecipação das férias, visando reduzir o prejuízo do calendário escolar, ou utilize ferramentas de ensino a distância.


Tem algum risco em andar de táxi, metrô, trem e ônibus?


Recomenda-se evitar. Se não puder, evite horário de pico, tente manter uma distância segura de uma pessoa para outra e redobre os cuidados com a higiene.


Vitaminas D e C ou água com limão previnem o coronavírus (COVID-19)?


Nenhuma delas. Não existe vitamina, terapia alternativa ou remédio licenciado capaz de evitar o contágio ou tratar a doença.


Animais de estimação transmitem coronavírus (COVID-19)?

Ainda não existem evidências nesse sentido.


O Brasil está preparado para enfrentar o coronavírus (COVID-19)?


Antes mesmo da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmar a epidemia na China, o Brasil já havia identificado o surto.


Diante deste cenário, foram realizados boletins epidemiológicos diários, materiais para a vigilância, instruções de procedimentos da doença e fortalecimento da rede laboratorial.


Além disso, foi criado um site (saude.gov.br/coronavirus) para esclarecer as dúvidas da população e de profissionais de saúde.


Nosso país possui um Plano de Contingência em todo o território nacional que prevê ações para uma transmissão da doença local ou ampliada, de acordo com as medidas previstas pelo protocolo mundial.


Tem recebido muitas notícias sobre a COVID-19?


Para evitar que mentiras sobre o coronavírus (COVID-19) se espalhem, confirme se as mensagens são verdadeiras antes de repassá-las.


Procure o canal Saúde Sem Fake News, no endereço saude.gov.br/fakenews. Lá, você encontrará respostas oficiais e atualizadas. Caso não encontre sua dúvida no site, envie uma mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640.


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Autoridades chinesas apresentaram ônibus que trafega sobre outros veículos.

O ônibus do futuro tem a mesma função do metrô, mas com custos menores.

Uma empresa chinesa construiu um projeto de ônibus elevado que não vai parar em engarrafamentos. Ele funcionará por meio de um sistema de trilhos que lhe permitirão andar acima dos automóveis particulares, informou a emissora governamental CCTV, assista o vídeo abaixo.


O modelo de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi apresentado em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, onde os visitantes puderam observar um minúsculo TEB em funcionamento.


Este tipo de ônibus se movimenta através de trilhos que se situam entre si a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos.


O amplo espaço que fica abaixo do corpo do ônibus permite que os carros avancem sob a máquina, ou - se houver engarrafamentos - que o ônibus avance sobre eles.


Segundo os dados desta empresa de tecnologia divulgados à "CCTV", este transporte público teria uma capacidade de 1.200 pessoas por comboio.


Também assegura que o tempo de instalação é de um ano e que o primeiro começará a ser construído no final deste ano, na cidade de Qinhuangdao (província nordeste de Hebei).


Segundo a agência de notícias Xinhua, o TEB seria composto por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros. O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.


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Está comprovado que refrigerantes fazem muito mal a sua saúde e da sua família.

Você gosta de refrigerante? Tem o hábito de bebê-lo? Dizem que se conselho fosse bom não seria dado, e sim vendido. Isso não é verdade, pois vamos dar um ótimo conselho aos fãs de refrigerante: parem de beber essa bebida imediatamente!

E não importa se o refri é diet, pois é ruim do mesmo jeito, até pior para alguns especialistas. O refrigerante é uma invenção baseada meramente no sabor. Não há nele nenhuma virtude, nenhum benefício para a saúde. Alguns, como os à base de cola, se superam em termos de malefícios à saúde. Mas por que as pessoas, mesmo as bem-informadas, insistem em beber refrigerante?


Simples: muita propaganda e o principal - refrigerante vicia. E os à base de cola - de novo eles - são os que mais viciam. Ou seja, o ato de deixar de tomar refrigerante exige, antes de tudo, força de vontade. Mas não vamos nos afastar do tema desta matéria: os males do refrigerante. São muitos, muitos mesmo. Por isso, destacaremos aqui apenas os principais:

 

- Osteoporose - O consumo de bebidas excessivamente doces aumenta o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida. 


- Obesidade - O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema. Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura. 


- Diabetes - Um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar (como sucos ou refrigerantes), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina. 


- Infarto - Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente. 


- Triglicerídeos - Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos. 


- Cáries - O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentária. 


- Cálculos renais - A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais. 


- Insônia - Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono -como insônia- devido aos altos índices de açúcar que contêm. 


- Gastrite - A enorme concentração de açúcar, aditivos e o pH ácido podem provocar distúrbios digestivos, como a gastrite.


fonte: Reconcavonews


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Cadastramento ao Bolsa Família de 03 a 20 de Junho 2018

Traga seus documentos e da família e faça o cadastro na Prefeitura Municipal.

Como se Cadastrar no Bolsa Família


A pessoa que deseja se cadastrar no programa Bolsa Família deve, primeiramente, procurar na Prefeitura Municipal do município o qual reside, o órgão que se encarrega das responsabilidades do programa. A pessoa deve estar portando a documentação de toda sua família e também documentos que provem o nível do estado de pobreza em que vivem para que seja possível a realização da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Os documentos necessários – citados anteriormente – são os seguintes:


Documentos do Responsável Familiar, CPF ou o título de eleitor do mesmo e documentos dos outros membros da casa, documento de identificação qualquer, como, por exemplo, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho.


Como funciona a seleção?


Depois que essa for realizada, o perfil do candidato e de sua família passa por uma análise e se o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) julgar se o perfil se enquadra em todos os aspectos do programa, onde o principal critério consiste na renda per capita da família, o aval para o então recebimento do benefício é dado. Essa seleção é realizada todos os meses e famílias com menor renda e consequentemente mais necessidades, tem preferência na inclusão no programa.


Caso a pessoa seja escolhida na seleção, e vire beneficiária juntamente com sua família, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) alerta que os telefones de contato dos membros da família devem ser atualizados com frequência no Cadastro Único – ou simplesmente, CadÚnico. Isso porque dessa maneira facilita a comunicação com as famílias sobre informações como atualização cadastral, vacinação e cumprimento de frequência escolar.




Dicas úteis para uso racional e economia no trato com a água

Não gaste além do necessário, tenha cuidados com vazamentos, sabendo poupar não vai faltar.

1) A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?

O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa-d`água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa-d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma comparação com aquela que está chegando no cavalete, antes de acionar o SAAE.


2) Minha filha tomou água da torneira e ficou com dor de barriga e diarréia. É mesmo por causa da água?

Não. A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. É mais provável que outras coisas que ela tenha comido possam tê-la deixado doente, ou pode ter adquirido alguma doença transmitida pelo ar. Além do mais, os copos e os vasilhames para depositar água precisam estar sempre limpos. Hábitos de higiene, como lavagem das mãos com sabonete antes de desocupar os banheiros, corte e limpeza das unhas, evitar levar as mãos sujas à boca, acondicionamento do lixo doméstico em recipientes bem vedados são indispensáveis para se evitar doenças.


3) As águas de poço e as águas de mina podem ser consideradas potáveis?

Depende de suas localizações. Em áreas urbanas, as águas de poço e de mina podem estar contaminadas por poluentes presentes no solo. Embora possam ter aparência límpida e cristalina, geralmente contêm microorganismos não visíveis a olho nu, que podem causar doenças. 


4) Como se pode potabilizar uma água de poço ou de mina?

Caso as análises laboratoriais indiquem, nas águas de poço e de mina, presença de microorganismos, é necessário fervê-las ou desenfeitá-las através da cloração caseira. A cloração caseira é feita através da aplicação do hipoclorito de sódio ou de água sanitária (produto comercialmente conhecido como Cândida, Qboa, Água de lavadeira). Esta medida só é eficiente para pequenas contaminações. No uso do produto comercial, vendido na concentração 2%, deve-se pingar 3 gotas em cada litro de água e esperar 30 minutos para usá-la. Entretanto, quando os resultados dos exames laboratoriais da água do poço ou da mina indicarem uma reprovação quanto aos aspectos físicos e químicos (cor, concentração excessiva de substâncias dissolvidas etc.) não há como potabilizá-la no âmbito doméstico. Essa água não deve ser utilizada para beber e fazer alimentos.


5) Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira?

Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro. A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente.


6) Por que, às vezes, na minha casa a água chega barrenta ou com coloração amarelada ou marrom? 

Durante os reparos das redes, a tubulação seca, após a conclusão do reparo, incrustações na parede da tubulação, desprende-se deixando a água amarelada ou marrom. Em tais situações o SAAE sempre mantém as descargas de rua abertas acelerando a lavagem das redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. Alertamos que esta ocorrência é puramente de coloração momentânea da agua, não afetando sua qualidade fisico-quimica e bacteriologica.Perdurando a situação, entre em contato com o SAAE pelos telefones 3262 6333 ou 0800 7702195 (Plantão de Emergência).


7) O filtro caseiro é necessário? 

O SAAE sugere que sejam utilizados. Entretanto, primeiramente, deve-se esclarecer que os filtros caseiros não são suficientes para adequar a água aos Padrões de Potabilidade estabelecidos pela legislação. Isto quer dizer que somente devem ser utilizados para águas já potabilizadas (já tratadas) pelo SAAE. Também não são totalmente confiáveis na "limpeza" da água quando proveniente de caixas d`água domiciliares mal conservadas. Quando utilizados, os filtros devem ser mantidos e operados de acordo com as orientações dos fabricantes. Nos casos das velas, não utilizar materiais abrasivos (ásperos) e nem mesmo açúcar, que é usualmente aplicado, nas limpezas periódicas. A utilização destes materiais danifica as velas. Recomenda-se a limpeza periódica com água tratada corrente e a substituição das mesmas com freqüência.


8) Pode acontecer de faltar água em minha residência?

Eventualmente. Constatado falta de água em sua residência. Verifique se o registro de entrada de sua residência não está fechado. Se não estiver, entre em contato com o SAAE pelo telefone 0800 77 02195 (Plantão de Emergência). 

Pode eventualmente ocorrer problemas de manutenção na região de sua residencia, necessitando de interrupção do fornecimento.


9) Como eu posso verificar sozinho se há algum vazamento de água em minha residência?

À noite, quando todos forem dormir, o último que usar a água deve aguardar uns 15 minutos para encher a caixa d'água. 

Em seguida, vá até o hidrômetro e faça uma leitura anotando os números pretos e vermelhos, deixando o registro do cavalete aberto. 

A partir daí, não abra mais nenhuma torneira e nem puxe a descarga do banheiro. 

De manhã, antes de usar a água, volte novamente ao hidrômetro e faça uma nova leitura. 

As leituras têm de ser exatamente iguais. Caso contrário, são fortes os indícios de que haja vazamento.

Detectado o vazamento, entre em contato com um encanador de confiança para saná-lo. 

Entre em contato com o SAAE para informar a ocorrência.

Caso não haja vazamento, procure fazer uma leitura diária para acompanhar o seu consumo. Dessa forma é possível comparar diariamente o quanto foi gasto, analisando os dias de limpeza geral (faxina) ou lavagem de roupas com os outros dias, fazendo uma estimativa do consumo. 

Se o consumo continuar entre em contato com o SAAE até a data do vencimento da conta.



Aberto Concurso Público para professores do município

Serão 50 vagas, veja edital no nosso Portal da Transparência

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Prefeito entrega novas ambulâncias para o atendimento aos cidadãos do Município

Novas ambulâncias vem atender a prioridade do Governo Municipal na área de saúde do município e dar mais segurança a população

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Serviços de utilidade pública do Município

Acesse aqui Hospitais, Emergências, Bombeiros, Defesa Civil e outros

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A água é um bem indispensável porém finito

O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir usando este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

Devemos analisar, nos conscientizar e realizar medidas práticas, pois como sabemos, grande parte das fontes de água estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. O que mais preocupa é que o problema poderá acarretar no futuro a falta da água para o consumo de grande parte da população mundial.


Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.


Dicas de uso racional da água


A água doce é um recurso finito do Planeta Terra, use racionalmente e evite qualquer desperdício:


Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.

Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.


Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas, evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira, fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários e conserte imediatamente os vazamentos e fugas de água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.


fonte: Bem Estar



Defesa civil alerta para as fortes chuvas e enchentes no mês de Março

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Contra a dengue a prevenção é a única arma que existe.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

 

2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.

 

3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

 

4. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.

 

5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

 

6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.

 

7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

 

8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

 

9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

 

10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.


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Água com açúcar para acalmar os nervos, saiba mais sobre isto para a sua saúde.

A ideia de que colocar açúcar transforma água em sedativo não faz sentido: açúcar fornece energia para o corpo, e isso nada tem de sedativo.

Não. Ao ser metabolizado por nosso organismo, o açúcar serve como fonte de energia… e só. Ele não tem nenhuma propriedade sedativa. “Esse velho truque caseiro pode até ter algum fundamento se a pessoa tiver hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) ou passar o dia inteiro sem se alimentar. 


A fome faz com que haja liberação de adrenalina, que provoca suadouro, irritação ou tremedeiras. Nesse caso, o açúcar combateria os sintomas, acalmando a pessoa. Mas se for alguém bem nutrido, o proverbial copo de água com açúcar não faz o menor sentido”, afirma o clínico geral Antônio Carlos Lopes, chefe da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Isso não impede que a água açucarada tenha um efeito placebo – isto é, acabe funcionando por auto-sugestão. Se a pessoa quiser se tranqüilizar, vale mais a pena respirar fundo ou contar até dez.


Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura acredita que vai ficar mais tranquila – e acaba ficando mesmo. Mas há quem veja um fundo de verdade no mito. “Pessoas ansiosas tendem a precisar de um aporte maior de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E o açúcar favorece a liberação de serotonina”, diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.


Agora, se quiser garantir o efeito calmante, melhor mesmo misturar o açúcar com chá de camomila ou de erva-cidreira. Esses, sim, deixam a pessoa calminha, calminha.


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Por que uma criança deve estudar?

Para ser formada como cidadão que terá um papel na sociedade, trabalhando para ter o seu sustento, para realizar os seus sonhos e para colaborar com os menos favorecidos.

O estudo não tem um fim em si mesmo, do tipo, o estudo dignifica o homem. Não, o trabalho dignifica o homem. Ou seja, o que você realiza dignifica, o que você é capaz de produzir lhe agrega mais dignidade para sua vida. Logo, numa determinada fase de sua vida você supostamente deveria se preparar para numa outra fase, produzir e gerar valor.


O estudo sem propósito é perda de tempo. Esta afirmação soa quase como uma heresia escandalosa aos ouvidos de quem por anos foi condicionado a pensar no estudo como atividade fim e não como meio. Estudar por estudar é típico de alguém que ainda não encontrou o seu propósito e por isso continua fazendo as coisas por fazer.


No entanto, o ato de estudar, ou seja, participar de uma classe a fim de adquirir informações sobre as disciplinas definidas pelo governo está muito longe de ser o suficiente para preparar alguém para adquirir esta relevância na sociedade. Até porque, a definição do currículo escolar foi feita há quase um século. Porém, o mundo mudou, as necessidades mudaram, as ferramentas são outras e a quantidade de informação as quais nossos jovens são expostos é muito maior.


Conseguir que os filhos se esforcem, se concentrem, aprendam e consigam alcançar seus objetivos nos estudos não é uma tarefa tão fácil para eles nem para os seus pais. 


Para que as crianças tenham êxito nos estudos basicamente é necessário que elas disponham da capacidade intelectual necessária para poder estudar, que estejam motivadas, e adquiram conhecimentos durante o seu tempo de estudos e saibam dominar hábitos de trabalho e estudo. 


Ambiente de estudo para os deveres das crianças


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O ambiente, entendido como o lugar onde a criança deve se concentrar nos seus deveres e nos seus estudos a cada dia sem distrações é de fundamental importância para que ela consiga os seus objetivos. Uma boa organização em função do tempo e do ritmo de estudo também é um importante ingrediente na realização das suas tarefas escolares. A criança, com a ajuda dos pais deve planejar ou programar o horário de estudo.


Recomendações para conseguir um bom ambiente de estudo


- Local. O lugar de estudo deve ser sempre o mesmo para que não existam novos elementos de distração cada vez que a criança vá estudar ou fazer as tarefas. 


- Móveis. O dormitório deve contar com alguns elementos básicos (mesa, escrivaninha e cadeira). A criança deve ter todas as coisas necessárias em mãos.


- Serenidade. O ambiente do recinto deve ser silencioso (longe da televisão, rádio, telefone e outros ruídos). 


- Tranquilidade. O lugar deve permitir a concentração e a atenção (evitar a presença de elementos que possam distrair). 


- Ambiente. O local de estudos (que pode ser o quarto da criança) deve ter uma ventilação e temperatura adequada, assim como uma boa iluminação natural, se possível. 


Recomendações para planejar as sessões de estudo 


1. Organização. Para planejar o tempo de estudo é necessário marcar um tempo determinado para cada matéria em função da sua dificuldade. 


2. Planejamento. Convém elaborar um calendário que a criança deverá seguir. Deve-se tentar, na medida do possível, conseguir todos os objetivos ou metas propostas. Ser constante nessa tarefa criará um hábito muito importante de organização e de ordem. 


Dificuldade média: 60 minutos

Descanso: 10 a 15 minutos

Dificuldade grande: 90 minutos

Descanso: 15 a 20 minutos

Dificuldade baixa: 30 minutos

Descanso: 5 a 10 minutos


3. Ritmo de trabalho. O planejamento do estudo deve ser feito à medida de cada um, no seu ritmo de trabalho e aprendizagem. Deve levar em conta as circunstâncias pessoais e as atividades complementares. Para os primeiros anos do curso secundário, dez ou doze horas de estudo semanal são suficientes.


4. Tempo de descanso. Um bom planejamento, além do tempo para o estudo, a criança deve reservar tempo para o lazer e o descanso. É necessário descansar pelo menos 8 horas por dia. 


5. Ordem de prioridades. Fazer a lista dos trabalhos diários seguindo a ordem dos mais urgentes até os menos urgentes e por ordem de dificuldade. Ou seja, os mais difíceis no início, já que a criança estará mais desperta e com a cabeça mais fresca. Os trabalhos devem se intercalar de forma variada. Não se devem estudar de maneira seguida duas matérias muito difíceis. 


6. Flexibilidade e adaptação. Todo planejamento deve ser flexível. A criança e os pais podem se ajustar a possíveis mudanças ou a dificuldades não previstas.


fonte: Edupla – Educação Planejada


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A adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola.

A escola para o jovem é um território que acolhe tudo e onde eles se sentem à vontade para exercitar suas vivências e convivências. É nesse território em que se dão encontros e relações, que o jovem questiona valores e começa a construir seu projeto de vida.



Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar meu projeto de vida? No ensino médio, é a escola, quando geradora de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações, que ajuda o adolescente a chegar a essas questões e a buscar suas próprias respostas.


Como uma obra em construção, a adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola, onde o jovem passa boa parte de seu dia fora de casa. Há quem compare o processo individual àquele que se dá na coletividade contemporânea.


O adolescente passa por uma redefinição da imagem corporal assim como são redefinidas as configurações urbanas e as fronteiras territoriais. Ele está se individualizando, rompendo vínculos e buscando autonomia, em um processo similar ao da descolonização, quando uma comunidade rompe com a metrópole para obter sua independência política e econômica.


O adolescente também está na fase de comparar valores para estabelecer seu próprio código de ética, enquanto a humanidade coloca o foco nos códigos internacionais para nortear a vida no planeta e os direitos individuais e coletivos.


Na adolescência, o jovem busca identificação e segurança em grupos de iguais, assim como fazem os países ao criar blocos regionais no cenário internacional. E os garotos e garotas criticam as crenças dos pais, enquanto as comunidades modernas questionam ideologias e dogmas da velha ordem mundial.


Partilhando projetos 

Todos esses movimentos e transformações são vividos pelo filho ou filha adolescente ao lado dos professores, veículos de novos valores para comparar com os trazidos de casa, e dos colegas, que se tornam a referência campeã nessa fase da vida.


Desse universo, o jovem obtém o conjunto de conhecimentos que interessa: os pedagógicos e os aprendizados que não estão no currículo - é isso precisamente que a escola representa para ele, como aponta uma outra pesquisa realizada em 2006, na Universidade Federal do Pará, com 725 estudantes de seis escolas de ensino médio da rede pública. Para os adolescentes, a escola é o principal espaço de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura.


Monitoria dos pais 

A família, claro, continua eterna referência, mas é o tempo de acompanhar tudo com um novo desafio: de perto, mas dos bastidores. Significa auxiliar o filho na compreensão do significado desse novo estágio de vida, dos desafios propostos, das alternativas possíveis frente às novas exigências.


Não cabe e não é responsabilidade dos pais fazer pelo filho, mas instigá-lo a enfrentar as situações, a descobrir suas potencialidades.


No início do ensino médio, esse acompanhamento tende a ser mais próximo, mas no segundo e principalmente no terceiro ano ele deve funcionar muito mais como uma monitoria, para o jovem perceber a preocupação da família, a possibilidade de ter a quem recorrer caso seja necessário, mas também adquirir confiança e autonomia para enfrentar a vida adulta.


Manter essa referência é importante, pois no estágio posterior, a universidade, não existe ou pouco existe a possibilidade de os pais acompanharem o que acontece. Se o diálogo, a troca de idéias e projetos, foi construído durante o ensino médio, a distância na relação familiar será menor, diminuindo a chance de conflitos.


E a Internet, palco global de encontro, conhecimentos e relações, não esvazia o papel da escola na formação e educação do adolescente? Não, muito pelo contrário. Com o advento da comunicação via MSN, orkut e outras formas virtuais, o papel dessa referência se aprofunda. Porque na escola as relações são "concretas", face a face!


É nesse ambiente que seu filho aprende a se virar de verdade para resolver problemas com independência, checando e ampliando o conhecimento, ouvindo, negociando, cedendo, participando, cooperando, perseverando, respeitando. Aprende a ser solidário e consciente de seus direitos, deveres e responsabilidades. Em outras palavras: ganha a chance de tornar-se um cidadão do futuro.


Fonte: Patrícia Mortara, psicóloga e professora


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Esporte é essencial para crianças e adolescentes.

Para isso ser tornar um hábito, é fundamental o incentivo dos pais e principalmente que os mesmos também sejam pessoas ativas.

As crianças seguem os modelos e estilos de vida que lhe são apresentadas no seu convívio familiar.


Todos sabemos que a prática de atividades esportivas deveria ser um hábito adquirido na nossa infância e que desde lá, nos auxiliaria em nossa qualidade de vida por toda vida. Além de promover a saúde, o bem estar físico, melhorar a coordenação motora e desenvolver o metabolismo de nossas crianças e jovens, o esporte pode contribuir muito para a saúde emocional e psicológica de seus praticantes.


Motivos para incentivar a prática do esporte na infância

O Esporte é um direito de toda criança e adolescente, previsto na Constituição do Brasil e também no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), nós adultos, deveríamos nos mobilizar e zelar para que esses direitos sejam colocados em prática como políticas públicas.


O esporte é ainda subutilizado como meio para complementar a educação formal e também como meio para prevenção e promoção da saúde. Segundo dados da Unesco para cada $ 1  investido em programas de práticas esportivas são economizados $3 em gastos com saúde pública. Portanto, vamos incentivar  nossas crianças e jovens a se movimentarem mais, será bom para a sociedade como um todo.


O esporte é uma ferramenta que pode auxiliar também na educação, várias pesquisas constataram que crianças ativas vão melhor na escola do que as crianças que pouco se movimentam, ou seja, as crianças que praticam  atividades esportivas por pelo menos duas vezes na semana desenvolvem mais rápido as capacidades cognitivas relacionadas a aprendizagem escolar. Portanto, frequentar as aulas de Educação Física na escola e fazer atividades esportivas fora do período escolar são fundamentais também para o desenvolvimento de habilidades intelectuais.


A obesidade também é outro ponto importante, infelizmente,  52% dos adultos brasileiros estão acima do peso e isso tem ocorrido cada vez mais com as crianças e jovens. A obesidade é uma epidemia e deveria ser tratada como um problema de saúde pública com politicas de prevenção e promoção da saúde que atingissem nossa sociedade como um todo.


Habilidades sociais desenvolvidas na prática do esporte

Além dos benefícios de saúde física, melhora na qualidade de vida, o esporte ainda ajudará em aspectos do desenvolvimento da moral e sociabilidade nas crianças e jovens. Gostaria de citar alguns aqui:


Respeito aos companheiros, adversários e figuras de autoridade;

Saber ouvir e falar;

Exercitar tomadas de decisão;

Aprender a priorizar, lidar com tempo;

Desenvolvimento e fortalecimento de laços afetivos;

Empatia;

Obter prazer e bem-estar com a prática;

Compromisso com o meio ambiente e com o público/coletivo;

Promover a autoconfiança e autoestima;

Contribuir para o desenvolvimento humano.


Como ser bons pais na hora de motivas a prática do esporte?


Alguns estudos verificaram que os pais podem desempenhar um papel altamente positivo e/ou negativo na experiência esportiva das crianças e adolescentes. O desafio é identificar as formas com que os pais podem afetar positivamente a experiência das crianças e encorajá-los a empregarem essas práticas. Simultaneamente, deve-se verificar ações negativas e facilitar os esforços para eliminá-las.


Existe conduta adequada para os pais de jovens atletas? Será que eles podem torcer? Como devem se comportar em torneios? Qual atitude deve ser tomada diante de vitórias e derrotas de seus filhos?


Infelizmente, não é incomum presenciar comportamentos inadequados de pais em competições acompanhando seus filhos. As atitudes erradas podem ir desde um destempero com seu rebento após uma derrota, até brigas entre pais de atletas por decisões de arbitragem etc. Será que os genitores que tomam esse tipo de atitude sabem o quanto e como estão influenciando seus filhos?


Criança, esporte, tenis, psicólogo do esporte onlineA Psicologia do Desenvolvimento já demonstrou que as atitudes dos pais em diferentes contextos irão influenciar os comportamentos dos filhos muito mais do que as palavras proferidas.

Muitos comportamentos das crianças são aprendidos por simples observação e até por imitação de seus pais ou responsáveis.


Quando nascem, infelizmente as crianças não vêm com um manual de instruções de envolvimento nos esportes, e a maioria dos pais teve pouco treinamento em como ter sucesso com os filhos nesse contexto. Além disso, à medida que as crianças se desenvolvem e amadurecem, o papel dos pais no esporte muda.


Conselhos para pais e jovens


Ganhar não é tudo

Parece repetitivo dizer isso, mas é um erro muito comum. Concentre-se fundamentalmente na maneira como seu filho jogou e não nos resultados das partidas. Premie o esforço e o trabalho duro antes do êxito.


Trabalhe com responsabilidades para desenvolver autoconfiança

Dê a seu filho responsabilidades que, com o tempo, aumentarão sua autoconfiança, autoestima e independência, não deixe que ele dependa demasiadamente de você, não evite encontrar-se ou falar com o treinador, mas evite pensar que o treinador é um simples empregado e que tem, unicamente, interesse profissional.


O limite positivo de ser competitivo

Assegure-se de que a competição seja uma experiência positiva para seu filho, fundamentalmente no desenvolvimento pessoal, enfatize aspectos importantes como a esportividade, ética, melhora pessoal, responsabilidade, espírito de equipe.


O esporte deve ser uma experiência positiva

Estabeleça linhas de comunicação claras e tente reunir-se regularmente com o treinador para saber a evolução de seu filho e comentar sobre seus objetivos. O papel do treinador é muito importante no desenvolvimento emocional das crianças e jovens que irá se relacionar. Por isso, é fundamental conhecer sobre suas experiências profissionais, seus métodos de trabalho, sua carreira e formação. O treinador deve ser uma pessoa extremamente paciente, cativante e motivadora.


Desenvolva a moral através do comportamento esportivo

Não faça vista grossa aos comportamentos inadequados de seu filho (uso de violência,  usar palavrões, ou faltar com respeito com colegas ou adversários), não esqueça de que aspectos importantes do desenvolvimento do jovem por dar prioridade ao esporte que escolheu.


Ouça a opinião deles com atenção

Compreenda que os filhos não têm somente o direito de treinar, mas também o de não treinar, anime-o a experimentar outros esportes para que conheça mais pessoas e participe de outras atividades, evite obrigá-lo a treinar somente uma modalidade, quanto mais experiencias tiver, melhor para o seu desenvolvimento motor e para a sua saúde.


Dê suporte emocional

Esteja preparado para apoiar e ajudar emocionalmente, especialmente quando seu filho tiver problemas, evite usar o castigo, a falta de carinho,  ausência de afeto e amor como meios para que seu filho se esforce mais ou jogue melhor. Compreenda que os esportistas necessitam de tranquilidade quando perdem uma competição e um tapinha carinhoso nas costas ou uma frase de ânimo são suficientes quando um jogador sai da partida derrotado.


Ajude-o a desenvolver consciência dos benefícios do esporte

Ajude o seu filho a identificar as competências que adquiriu com a prática desportiva pois potenciará autoconfiança na medida em que estará a associar esforça a um ganho específico de competência, facilitando a transferência deste processo para outras áreas de vida (ex: escola). Compare o progresso de seu filho com suas próprias habilidades e objetivos, mas evite comparar o progresso dele com o de outros colegas.


Seja pai ou mãe e não técnico

Mantenha-se no seu papel de pai, mãe ou responsável. Evite ser o técnico de seu filho (discutindo a técnica, estratégia, etc). Não aumente o sentimento de culpa do jovem, fazendo-o perceber que deve a você tempo, dinheiro ou outros sacrifícios que tenha feito por ele.


Participe dos jogos

Assista as competições e mantenha a calma tanto em situações positivas quanto negativas, para mostrar que, independentemente do resultado, você se interessa e valoriza o esforço, evite sair da partida caso seu filho não esteja jogando bem, enfatize o fato de que, ganhe ou perca, seu carinho por ele será igual e evite ficar com raiva ou tratá-lo de modo diferente quando perder.


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Chega ao município novas ambulâncias adquiridas pelo Prefeito

"O Prefeito Municipal recebeu hoje, e entregou aos cidadãos do município as ambulâncias adquiridas, que já estão a serviço de todos"

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Vocês usaram nosso paíse e nosso povo, sugando e chupando-os como a um picolé, quando só sobrou o palito, jogaram fora. Foram sugando tudo, enquanto deu. A copa e as olimpíadas tinham um objetivo claro, a facilidade de roubar e paralelamente o ópio do povo, a alienação no esporte. Sugaram a Petrobraz, que foi construida palmo a palmo durante décadas


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